Avaliação Quadrienal CAPES

CAPES

Luciano Mendes de Faria Filho

Saiu o resultado da avaliação quadrienal da CAPES referente ao período 2013-2016. Houve muita “movimentação” de Programas em relação à avaliação anterior. Infelizmente nosso Programa (Educação UFMG) caiu da nota 07 para a nota 06. Certamente vamos fazer recurso contra a decisão do CTC. O Programa continua, tal como era, um dos melhores do país. E isso, independentemente da nota CAPES, o que é uma coisa muito boa!

Como eu já disse em várias ocasiões, a avaliação conduzida pela CAPES nem sempre é justa, nem sempre avalia o Programa (recai, muitas vezes, na avaliação de cada pesquisador individualmente) e quase sempre não reconhece as qualidades outras dos Programas que não a “produção intelectual” (publicações) de seus membros. Mas serve bem para justificar grandes desigualdades no financiamento entre os Programas e incentivar a competição entre eles. Felizmente, aqui na UFMG e em muitos outros lugares, sobretudo no que concerne a este último aspecto, temos conseguido fazer diferente. Que continuemos assim!

Parabéns à UERJ e à UNISINOS que conseguiram manter a nota máxima (7) e a vários outros Programas (UFRJ, UFRGS, UNESP, UFPR…) que mantiveram ou subiram a nota! E, no conjunto, parabéns à Área pela imensa contribuição à produção do conhecimento em educação e à melhoria da qualidade da educação básica! Infelizmente esse último quesito não conta muito na avaliação, mas é fundamental se queremos fazer deste um país mais justo e democrático.

Veja aqui a  AvaliaçãoCAPES dos  Programas de Todas das Áreas. Aqui Planilha só da Área de Educação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s